As tradições de Ano Novo

Como é comemorado o Ano Novo no Canadá

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 8 abril 2019
Como é comemorado o Ano Novo no Canadá

A noite do 31 de dezembro é marcada ao redor do mundo por celebrações que dão as boas vindas à chegada do novo ano pelas nações que seguem o calendário gregoriano, aquele que estipula o ano de janeiro a dezembro. O Canadá é uma dessas nações e tem a sua maneira de festejar.

O umCOMO te mostra agora como é comemorado o Ano Novo no Canadá.

Também lhe pode interessar: Como é comemorado o Ano Novo no México

Índice

  1. O branco vem da neve e não das roupas
  2. Queima de fogos
  3. As festas de Ano Novo no Canadá
  4. O dia 1 de janeiro

O branco vem da neve e não das roupas

Enquanto no Brasil nos vestimos todos de branco, como manda a tradição, com as nossas roupas mais frescas para suportar o calor das noites de verão, os canadenses nessa época do ano estão enfrentando o ápice do inverno. No período do Réveillon as temperaturas máximas não vão muito além dos 5°C e podem ter mínimas de -15°C.

É por isso que os trajes brancos não são regra no Ano Novo canadense, e sim as roupas mais quentes, que na grande maioria das vezes são em tons escuros. Já a neve, essa em algumas regiões acaba sendo uma bonita aliada às decorações de Natal que ainda brilham no Ano Novo.

Como é comemorado o Ano Novo no Canadá - O branco vem da neve e não das roupas

Queima de fogos

Se você optou pelo Canadá como destino para passar a virada do ano, dificilmente não verá fogos de artifício colorindo o céu à meia-noite. Seja nas cidades, ou na zona rural, os canadenses também fazem contagem regressiva para a virada do ano e o recebem com shows de pirotecnia.

Uma das mais famosas queimas de fogos acontece nas famosas e turísticas Cataratas do Niágara, na região de Ontário, a mais volumosa queda d`água da América do Norte. Essa queima de fogos é transmitida pela televisão. Ou seja, se você não está curtindo nenhuma festa na noite do Ano Novo no Canadá, provavelmente estará assistindo a transmissão do show pirotécnico das Cataratas do Niágara.

Além do show de fogos, o Queen Victoria Park, sede das Cataratas, também é palco de uma grande festa de Ano Novo gratuita com concertos musicais e venda de comes e bebes.

Em Toronto, maior cidade do país, quem faz a fama pirotécnica da cidade na noite de Ano Novo é a CN Tower, ícone do landscape da cidade. Os endinheirados podem reservar uma mesa no restaurante 360, no topo da torre, e ter a vista mais privilegiada da cidade.

Como é comemorado o Ano Novo no Canadá - Queima de fogos
Imagem: 680news.com

As festas de Ano Novo no Canadá

Nem as mais baixas temperaturas impedem os canadenses de organizarem animadas festas. Na noite do Ano Novo é costume reunir-se para festejar na casa de alguém ou passar a virada em uma balada ou bar. As cidades costumam ter uma programação gratuita de shows para essa época do ano.

Diferente do Brasil, no Canadá as reuniões e celebrações no dia 31 de dezembro começam entre às 16h e 17h. Isso porque nessa época do ano escurece mais cedo. Quanto mais tarde, mais frio. Ter uma ceia é opcional. Porém, como toda boa festa, comes e bebes são essenciais.

Seja em casa ou na balada, sempre rola uma contagem regressiva para a chegada da meia-noite e então os fogos de artifícios. Com a virada do ano todos se cumprimentam com beijos e abraços e os mais afortunados podem dar um presente de boa sorte a pessoas queridas.

Em zonas rurais é comum passar a noite do Ano Novo pescando no gelo com os amigos, esse costume é mantido principalmente na região de Quebec.

Como é comemorado o Ano Novo no Canadá - As festas de Ano Novo no Canadá

O dia 1 de janeiro

O primeiro dia do ano no Canadá é feriado nacional. E se essa data cai em um sábado ou domingo, o feriado é transferido para a segunda-feira mais próxima.

A grande tradição desse dia é a Polar Bear Swim, ao pé da letra: natação do urso polar. A brincadeira surgiu em 1920, quando um grupo de amigos resolveu encarar as águas congelantes de 4°C da praia English Bay, em Vancouver. Essa zoeira sem limites ganhou adeptos e se consagrou como tradição de Ano Novo no Canadá. O dia 1 de janeiro de 2016 teve cerca de 2500 nadadores corajosos. Os trajes variam de biquínis e sungas a fantasias e acessórios divertidos. Atualmente o ritual também acontece em outras cidades além de Vancouver.

Há quem prefira usar o tempo livre do feriado para curtir uma ressaca e se recuperar da noitada anterior, aproveitar para voltar para casa se estava viajando, ou passar o tempo em família. É comum sair para brincar na neve.

Como é comemorado o Ano Novo no Canadá - O dia 1 de janeiro
Imagem: macleans.ca

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é comemorado o Ano Novo no Canadá, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
jubileu
oque comem em toronto
Imagem: 680news.com
Imagem: macleans.ca
1 de 5
Como é comemorado o Ano Novo no Canadá