Festas de empresa

Como brincar de amigo secreto

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 15 abril 2021
Como brincar de amigo secreto
Imagem: mymicrostock.net

Amigo secreto é uma brincadeira muito comum que pode ser realizada em diferentes momentos, sendo que nas festas de final de ano é quando costuma acontecer mais vezes. Para entender como brincar de amigo secreto veja as explicações que o umComo.com.br vai dar sobre essa forma divertida de trocar presentes.

Também lhe pode interessar: Como decorar o escritório para o Natal
Passos a seguir:
1

Brincar de amigo secreto é uma forma de grupos trocarem presentes entre si, a fim de que todos sejam contemplados. Nas escolas, no trabalho, na família e em demais lugares em que as pessoas se encontram é possível fazer a brincadeira, em geral, próximo ao Natal, quando existe a troca de presentes. Em tese, nessa época do ano, se presenteia os amigos, mas nem sempre as pessoas têm condições financeiras para dar presentes a todos os amigos, assim, a brincadeira, também chamada de amigo oculto, é o jeito de todos darem e ganharem um presente.

Sugestão: Como fazer sorteio de amigo secreto pelo WhatsApp

Como brincar de amigo secreto - Passo 1
Imagem: altenburg.com.br
2

A maneira tradicional de brincar é reunir todas as pessoas que vão participar e escrever em pequenos pedaços de papel o nome de cada uma. Depois, os papéis devem ser dobrados de forma igual e serem colocados, preferencialmente, dentro de um saco que não seja transparente, o qual deve passar por todo mundo. Cada pessoa sorteia um papel e vê o nome escrito, se for o seu próprio nome, deve mostrar aos demais, devolver o papel ao saco e pegar outro.

3

Caso o nome sorteado não for do agrado de quem sorteou não poderá ser trocado, somente quando for o seu próprio nome, pois a ideia do jogo é presentear as outras pessoas e não a si mesmo. Ao final, todo mundo saberá quem vai presentear. A partir disso combina-se o dia em que vai ocorrer a revelação do amigo secreto, o que em geral ocorre na véspera de Natal, se for feito com a família; no dia da festa de confraternização da empresa quando a brincadeira é no trabalho; e em um dos últimos dias de aula, quando o amigo secreto é feito entre os colegas da escola ou faculdade.

4

Embora seja opcional, alguns grupos que fazem a brincadeira estipulam que até ao dia da revelação as pessoas devem entregar recados anônimos divertidos a quem sortearam. Dessa forma, as pessoas podem tentar adivinhar quem pegou o seu nome. Quanto ao presente que será dado, costuma-se criar algumas regras para que não haja discrepâncias. Ou seja, combina-se um valor médio dos presentes, cada um faz uma lista do que gostaria de ganhar, etc.

Sugestão: Como fazer a brincadeira do amigo da onça

Como brincar de amigo secreto - Passo 4
Imagem: altenburg.com.br
5

Já no dia da revelação, uma pessoa começa a brincadeira dizendo as características do seu amigo secreto, a fim de fazer com que os demais descubram. A pessoa que receber o presente deve abrir a embalagem na frente do grupo, o que é opcional, mas bem comum, e depois dar as dicas para que os outros descubram quem foi que ela sorteou e assim por diante, até que todos recebam um presente. No caso de quem começou a brincadeira receber o presente e ainda existirem pessoas que não receberam, voluntariamente alguém reinicia a brincadeira.

Mais ideias em: 30 ideias geniais para brincar de amigo secreto diferente

6

Lembre-se que se o orçamento for baixo, pode optar sempre por fazer um presente em casa para oferecer ao seu amigo secreto. Neste artigo damos algumas dicas sobre como fazer presentes de natal. Para além disso, se desejar oferecer a todo mundo uma pequena lembrancinha de natal, entre no nosso artigo e confira as nossas ideias.

Veja também: Como revelar amigo secreto de forma engraçada

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como brincar de amigo secreto, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mymicrostock.net
Imagem: altenburg.com.br
Imagem: altenburg.com.br
1 de 3
Como brincar de amigo secreto