Halloween

4 receitas para o Halloween sem glúten

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 2 julho 2019
4 receitas para o Halloween sem glúten

Passa o ano todo esperando que o Halloween chegue? Gosta de celebrar este dia, se fantasiar, decorar a sua casa e comer coisas deliciosas? Se é um grande fã desta celebração, quer que tudo esteja perfeito neste dia que tanto gosta e gostaria de começar a preparar a decoração e a comida para criar um ambiente de medo, nós em umComo vamos ajudá-lo com algumas dicas. Não sabe que comida servir aos seus convidados e, além disso, algum deles é celíaco? Fique tranquilo e comece a desfrutar dos preparativos, pois neste artigo de umComo vamos lhe dar 4 receitas para o Halloween sem glúten.

Também lhe pode interessar: Como decorar a mesa para o Halloween

Índice

  1. Fantasmas e abóboras
  2. Biscoitos vampiros
  3. Ossos de merengue
  4. Coquetel sangrento e assustador
  5. Consiga a melhor decoração para a sua festa de Halloween

Fantasmas e abóboras

Uma opção muito boa é utilizar fruta e verdura para evitar o glúten, pelo que temos uma ótima receita para todos e que vai deixar os mais pequenos encantados. Para fazer fantasmas e abóboras de frutas vai precisar de reunir alguns ingredientes e seguir os passos que vamos explicar.

Ingredientes:

  • Mandarinas, com uma vai conseguir fazer 1 abóbora
  • Bananas, com uma consegue fazer 2 fantasmas
  • Um pouco de aipo
  • Pepitas de chocolate redondas e, se possível de dois tamanhos diferentes
  • Xarope de morango, escolha uma marca que não tenha glúten

Preparação

Tire a casca das bananas e das mandarinas que vai utilizar, não separe os gomos das mandarinas, pois vai usá-las inteiras. Para fazer as abóboras só tem de cortar aipo em pedaços pequenos para simularem o talo da abóbora. Coloque um pedaço de aipo em cada uma das mandarinas, bem no centro, tentando sempre que os gomos não se separem.

Para fazer os fantasmas, deverá cortar as bananas pela metade e, na parte mais próxima da ponta da banana colocar 2 pepitas de chocolate, duas para fazer os olhos e uma centrada para fazer de boca, se tiver de diferentes tamanhos conseguirá que o rosto dos fantasmas fique mais expressivo. Se quiser dar a este prato um toque mais terrorífico, pode colocar em um prato ou bandeja decorada e adicionar xarope de morango sem glúten em cima, para conseguir um efeito de sangue. E já tem fantasmas e abóboras, muito saudáveis para todos os seus convidados. Facilmente conseguiu uma sobremesa de Halloween muito original e ideal para os mais pequenos.

4 receitas para o Halloween sem glúten - Fantasmas e abóboras

Biscoitos vampiros

Os biscoitos são algo comum em festas, por isso no Halloween não podem faltar uns biscoitos vampiros. É recomendável que os faça pela manhã para ter tempo de os ter prontos para a noite. Para fazer biscoitos vampiros de Halloween, em que parece mesmo que um vampiro deixou a sua marca, vai precisar de seguir estes passos.

Ingredientes:

  • Farinha sem glúten
  • 1 ovo
  • Manteiga
  • Água
  • Sal
  • Extrato de baunilha
  • Geleia de morangos ou de mirtilos

Preparação

Em um recipiente misture a manteiga, um ovo e umas gotas de extrato de baunilha e bate bem até obter uma massa homogênea, adicione um pouco de sal e farinha sem glúten e misture tudo até obter uma massa uniforme para os biscoitos. Envolva a massa com papel de cozinha transparente e deixe repousar na geladeira por pelo menos 3 horas. Quando já tiver repousado e estiver bem fria, estique-a na messa com um rolo e deixe-a plana de forma uniforme com pelo menos 1/2 centímetro de grossura. Corte a massa com o molde que preferir, pode ser redondo ou de alguma forma especial que gostar, vai precisar de cortar duas peças para fazer um biscoito, por isso se quiser fazer 10 biscoitos vai precisar de 20 pedaços de massa.

Coloque os biscoitos na forma do forno, é recomendável utilizar papel vegetal, deixando um pouco de espaço entre cada pedaço de biscoito, adicione um pouco de geleia de morangos ou de mirtilos no centro de cada biscoito e coloque as tampas dos biscoitos em cima, pressione um pouco as bordas das duas peças para ficarem bem juntas. Coloque a forma no forno a 200ºC durante 10 minutos, retire-as quando estiverem prontas e, ainda quente, faça dois buracos com um palito ou faca, em cada um dos biscoitos para que a geleia saia um pouco, simulando assim uma mordida de um vampiro e um pouco de sangue.

4 receitas para o Halloween sem glúten - Biscoitos vampiros
Imagem: food.com

Ossos de merengue

Os ossos dos mortos são um elementos que não pode faltar no Halloween, por isso propomos que os inclua no jantar desta noite assustadora. Esta receita de ossos de merengue é fácil, deliciosa e com um resultado espetacular para ambientar a sua casa. Ao serem feitos de merengue são totalmente livres de glúten, por isso são uma excelente opção para que os celíacos também desfrutem desta noite. Para fazer esta receita vai precisar de seguir estes passos:

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 100 gramas de açúcar
  • 1 limão
  • Chocolate em pó, açúcar mascavo ou canela

Preparação

Coloque o forno a pré-aquecer a 100ºC, enquanto isso, separe as claras das gemas. No recipiente das claras adicione um pouco de suco de limão e o açúcar. Bata tudo durante uns 10 minutos para as claras crescerem bem. Forre a bandeja do forno com papel vegetal e, com a ajuda de um saco de confeitar faça os ossos com o merengue.

Coloque a bandeja no forno e deixe cozinhar por 45 minutos. Quando os ossos estiverem prontos, retire-os do forno e deixe-os esfriar uns minutos. Prepare uma bandeja ou prato decorado com enfeites de Halloween e polvilhe uma base de chocolate em pó, açúcar mascavo ou canela, como preferir, coloque os ossos no prato e polvilhe um pouco mais em cima, assim conseguirá que os ossos acabaram de sair da terra.

4 receitas para o Halloween sem glúten - Ossos de merengue
Imagem: irishcentral.com

Coquetel sangrento e assustador

Por último, queremos explicar-lhe como fazer um coquetel sangrento e assustador para oferecer aos seus convidados. Este coquetel é feito à base de frutas, por isso é uma opção perfeita como receita de Halloween sem glúten, pois de certeza que os seus convidados vão ter dificuldade de o beber por tão assustador que é. Para fazer este coquetel sangrento que inclui olhos só precisa de seguir estes passos:

Ingredientes:

  • 250 gramas de framboesas
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • Água
  • Suco de meio limão
  • Meio melão
  • Pepitas de chocolate redondas

Preparação

Esprema o meio limão para obter o suco, coloque em um recipiente e adicione as framboesas, o açúcar e a água, a quantidade de água vai depender da consistência que quiser dar ao coquetel, triture tudo até ficar uma mistura homogênea. Se quiser pode coar o suco para eliminar grumos, mas também pode deixá-los para dar um aspeto mais realista ao coquetel sangrento. Faça pequenas bolas de melão com a ajuda de um boleador, pense em quantos olhos quer para cada copo, cada bola de melão será um olho. Adicione uma pepita de chocolate em cada uma das bolas de melão, faça um pouco de pressão nelas para se segurarem. Também pode optar por utilizar um pouco de corante alimentar escuro para simular as pupilas dos olhos. Quando estiverem prontos já pode encher os copos com o coquetel de framboesas e colocar dois olhos flutuantes em cada um.

4 receitas para o Halloween sem glúten - Coquetel sangrento e assustador
Imagem: blog.styleestate.com

Consiga a melhor decoração para a sua festa de Halloween

Agora que já conhece estas 4 receitas para o Halloween sem glúten, já pode preparar uma mesa especial para esta noite. Se quer um ambiente espetacular para a sua festa de Halloween, convidamos você a ler estes outros artigos de umComo:

Se pretende ler mais artigos parecidos a 4 receitas para o Halloween sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: food.com
Imagem: irishcentral.com
Imagem: blog.styleestate.com
1 de 5
4 receitas para o Halloween sem glúten