Preparar uma mesa para uma festa

Como servir a comida corretamente

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como servir a comida corretamente
Imagem: mexico.cnn.com

Num jantar ou almoço formal é importante cuidar das formas e servir corretamente os seus convidados. Neste artigo vamos ensinar-lhe a forma correta de servir a comida, se tiver em conta os seguintes conselhos, de certeza que os seus convidados ficarão maravilhados.

Também lhe pode interessar: Como os talheres são colocados na mesa

Passos a seguir:

1

Quando convida alguém para ir a sua casa, na hora de servir, será você como anfitrião ou anfitriã, quem irá servir deve-se colocar de pé para os restantes convidados, mantendo o recipiente na mesa para que todos os convidados vejam a comida.

2

Não é boa educação insistir em oferecer mais comida do que a que o convidado pede. Hoje em dia (e para facilitar na hora de servir) é comum que a comida se apresente empratada, ou seja, já saem da cozinha as porções preparadas destinadas para cada convidado. Neste caso, os pratos devem-se servir à direita.

3

Na hora de servir qualquer tipo de bebida, esta deve ser servida pela direita, procurando não salpicar a bebida para a toalha.

4

A ordem a seguir para servir os convidados é primeiro as senhoras de maior idade à menor e depois os homens, com a mesma regra. Por fim, servem-se os anfitriões. No caso de haver algum convidado especial, deve ser sempre o primeiro a ser servido.

5

Se entrarmos no campo das refeições familiares, deverá seguir a ordem que está estabelecida no costume familiar, é normal que se comece pela cabeça da família e se continue do maior para o menor de idade.

6

Na hora de servir não se deve escavar ou mexer no conteúdo do recipiente, mas sim servir-se a parte ou pedaço em que se toca.

7

Também não é educado, servir até transbordar o prato ou abusar da porção de comida se virmos que ainda faltam muitos convidados para servir. É melhor esperar por posteriores repetições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como servir a comida corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mexico.cnn.com
Como servir a comida corretamente