Natal cristão

Como se comemora o Natal no México

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 29 outubro 2018
Como se comemora o Natal no México

Como em qualquer parte do mundo, o México comemora o Natal carregado de eventos religiosos para comemorar o nascimento de Deus. Mas muito diferente do que se faz no Brasil, o México parte de uma série de costumes e tradições próprias que fazem do seu Natal uma festa muito especial e diferente para todo mundo que o vive pela primeira vez. Para eles, aproximadamente 9 dias antes do normal, no dia 16 de dezembro, começam as festas. A partir deste momento, pousadas, quebra-potes, cantos, reuniões e festas tornam estes dias adoráveis. Em umComo.com.br mostramos-lhe detalhadamente como se comemora o Natal no México, para que você não perca nada.

Também lhe pode interessar: Como se comemora o Natal nos Estados Unidos

Passos a seguir:

1

Aproximadamente no dia 16 de Dezembro começam as festas, celebrando-se as posadas, nas quais se representa o sofrimento e a penúria por que passaram a Virgem e São José quando procuravam um pouso no caminho para Belém para dar luz ao menino. Definem uma posada à qual as pessoas se dirigem em peregrinação, com velas e cantando, enquanto passam de pouso em pouso até chegar à desejado.

2

Quando chegam à posada desejada, ali os espera um quebra-pote que eles devem quebrar batendo com um pau e com os olhos vendados. O quebra-pote representa o pecado, por isso é colorido, alegre e bonito, como a representação atraente do pecado. O ato de bater com o pau representa a força que Deus dá ao homem para acabar com o pecado. A pessoa que bate no quebra-pote está de olhos vendados, como representação do nosso caminho às cegas pelo mundo. Na hora de quebrar o quebra-pote caem os doces, como representação dos prêmios que Deus nos dá por vencer o pecado.

3

Os dias 24 e 25 de Dezembro são celebrados pelos mexicanos de uma forma tradicional. Eles se reúnem em família para jantar e comer, cantar cânticos, comemorar o nascimento do menino Deus. No dia 24 de Dezembro cantam para o menino e acendem-se foguetes como símbolo de festa e alegria. Todos cantam e comemoram o Natal à sua volta.

4

Os presentes também são protagonistas na comemoração do Natal no México. Estes são distribuídos a partir da comemoração das pousadas até ao dia 24. São preparados com doces da temporada e biscoitos, e distribuídos entre todas as pessoas que participarem da festa.

5

Deve-se ter em conta a forte tradição religiosa do Natal no México, a qual se festeja sempre à volta do Menino. É possível ver árvore de Natal, mas o que eles realmente comemoram é o presépio. Os enfeites, velas, coroas, etc., são os verdadeiros protagonistas das festas.

6

No dia 31 de Dezembro os mexicanos celebram a última noite do ano com as uvas. Desta maneira despedem-se do ano, acompanhados de festas e alegrias. Costumam sair à frente de suas casas para comemorar com os vizinhos e carregam uma mala pedindo ao novo ano viagens e aventuras e, portanto, felicidade.

7

É muito famoso o dia de Reis, no qual as crianças escrevem uma carta aos Reis Magos, amarram-na a um balão e enviam ao céu para pedir seus brinquedos. Deixam essa noite na janela de suas casas um sapato no qual esperam receber seus presentes. No dia seguinte, todos comem a tradicional rosca de reis, pão de frutas que contém uma figura do menino Jesus dentro. Quem a encontra, no dia 2 de fevereiro, Dia da Candelária, deve convidar a família a comer "tamales" e "atoles".

Leia também: Como se comemora o Natal nos Estados Unidos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comemora o Natal no México, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos

  • Deixar-se levar pelo espírito religioso e católico do país.
  • Viage durante estas datas e se possível viva o Natal no seio de uma família mexicana para conhecer sua tradição.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como se comemora o Natal no México