Tradições de Natal familiares

Como se comemora o Natal na Rússia

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 14 janeiro 2021
Como se comemora o Natal na Rússia
Imagem: mujer.info

O Natal não é comemorado da mesma forma em todo o mundo. Cada país conta com as suas tradições e algumas são bastante diferentes do que estamos habituados tanto no Brasil como em Portugal. Por exemplo, na Rússia o Natal é bem diferente do resto da Europa. Se ficou curioso, continue lendo o seguinte artigo do umComo em que lhe explicamos como se comemora o Natal na Rússia.

Também lhe pode interessar: Como se comemora o Natal na Espanha
Passos a seguir:
1

Depois da revolução de Outubro de 1917, a Rússia adotou um calendário gregoriano. Não obstante, a igreja ortodoxa russa negou-se por complete a abandonar o calendário juliano que usavam até ao momento. Neste calendário, existe um atraso de 13 dias em relação ao gregoriano, as festas de Natal comemoram-se assim um pouco mais tarde. Ou seja, o dia de Natal comemora-se a 7 de Janeiro.

2

O 6 de Janeiro à noite equivale à véspera de Natal, ou seja, à consoada. Durante o jantar, às dez da noite, o Presidente dirige uma cerimônia natalina tradicional na catedral do Cristo Salvador, que está localizada no centro de Moscovo. Além disso, a 7 de Janeiro, o Patriarca celebra a liturgia em um mosteiro moscovita.

3

Devemos destacar a que a igreja ortodoxa estabelece também um jejum de advento. Este realiza-se de 28 de Novembro até 6 de Janeiro. No último dia, os fiéis mantêm o jejum durante todo o dia. Só depois de se vislumbrar a primeira estrela é que poderão comer. O prato mais típico chama-se sochivo, que se prepara com grãos de trigo, papoila, nozes e mel.

4

Durante estes dias é frequente descobrir pistas de patinagem por todas as partes, assim como luzes de mil cores. Também são frequentes fantoches. Estas representações tem como tema principal o nascimento do menino Jesus. Um espetáculo que encanta os mais pequenos e que se costuma fazer em uma casota de madeira de dois andares, muito semelhante aos fantoches medievais.

5

As míticas canções natalinas são substituídas por uma canção eslava chamada koliadki. Estas canções com felicitações natalinas costumam ser cantadas na véspera de Natal. E por isso frequente encontrar gente vestida com trajes regionais que entoam estes cânticos pelas grandes cidades.

6

Por último, devemos destacar que em alguns lugares como Moscovo, organizam-se feiras natalina de solidariedades, na quais podemos adquirir doces, brinquedos artesanais e todo o tipo de produtos relacionadas com estas datas.

7

Evidentemente se o Natal se comemora a 7 de Janeiro, o Ano Novo celebra-se também depois do 1 de Janeiro. Basicamente, na noite de 12 para 13 de Janeiro comemora-se a chamada festa O Velho Ano Novo.

8

É justamente esta noite a noite em que as crianças recebem os presente de natal. Não obstante, a figura do Papai Noel é substituída por Ded Moroz, que se traduz como Vovô do Frio. O certo é que este Papai Noel russo conta com algumas diferenças substanciais. Para começar, não entra nas nossas casas pela chaminé. Ded Moroz prefere chamar à porta e entrar diante de toda a família com a sua sacola de presentes. Além disso, não vai sozinho, o Vovô do Frio vai acompanhado da sua neta, Snegurochka, algo que se poderia traduzir como nevezinha. Ded Moroz também tem uma bengala da qual nunca se separa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comemora o Natal na Rússia, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Abcxyz
Adoro ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Imagem: mujer.info
Como se comemora o Natal na Rússia