Outras festas

Como organizar um chá de bebê

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 21 fevereiro 2020
Como organizar um chá de bebê
Imagem: artesemmaos-artes.blogspot.pt

O chá de bebê, conhecido também como chá de fraldas, é uma festa de comemoração da chegada de um bebê. Esta comemoração costuma acontecer entre o sexto e o sétimo mês de gestação, uma vez que depois desta fase fica mais complicado para a mãe aproveitar a festinha, devido à ansiedade pelo parto e por vezes a má disposição. O chá de bebê é a oportunidade ideal para reunir amigos e familiares, para compartilhar com emoção a chegada do novo membro da família. Normalmente, a organização do chá de bebê não é feita pelos pais, mas sim por alguma amiga ou familiar próximo, como a madrinha do bebê, a irmã, a tia, que junto com a mãe pensa em todos os detalhes da festinha. Quer organizar um chá de bebê e não sabe por onde começar? Siga os conselhos de umComo.com.br e saiba como organizar um chá de bebê.

Também lhe pode interessar: Como decorar um chá de bebê

Passos a seguir:

1

Convidados e convites. O primeiro passo é fazer uma lista de convidados juntamente com a mãe. De seguida, defina a data, hora e local de realização da festa. O chá de bebê é feito geralmente no último trimestre da gravidez, quando já se sabe o sexo do bebê e a barriga está bem grande para poder mostrar a todo mundo. Não se esqueça que deve combinar com a mãe uma data que seja conveniente para ela e para os restantes familiares. O chá de fraldas é um evento mais íntimo, por isso costuma ser realizado em casa, mas se quiser fazer uma festa maior pode optar por restaurantes, parques ou outro local que achar apropriado. Depois de reunidos todos estes dados, faça um convite criativo que contenha a data, local e hora do chá de bebê. Deve enviar o convite com pelo menos um mês de antecedência e solicitar a confirmação de presença. Pode fazer o convite em papel ou então enviar por e-mail ou pelas redes sociais, uma opção mais rápida e econômica.

Como organizar um chá de bebê - Passo 1
Imagem: novobebe.com.br
2

Lista de presentes. Presentinhos para o novo membro da família são sempre bem-vindos, mas claro que não deve obrigar os convidados a trazer um presente. Por isso, não é recomendável colocar no convite que presente é que o convidado tem de trazer. O que pode fazer é uma lista de presentes para o bebê e, caso algum convidado perguntar por sugestões, pode mostrar essa lista. Assim, não corre o risco de ser indelicada. Um presente muito típico no chá de bebê, e que pode incluir na lista de presentes, é o bolo de fraldas.

Como organizar um chá de bebê - Passo 2
Imagem: lapequetita.com.br
3

Decoração. Como em qualquer festa, a decoração no chá de bebê tem um papel fundamental. Não há uma regra geral para este aspeto, pode usar a sua imaginação e decorar a festa com o que mais gostar. Mas, lembre-se que deve seguir um tema infantil, visto que se trata de uma festa para comemorar a chegada de um bebê. Pode adicionar elementos como balões, chupetas, ursinhos, roupinhas de bebê, uma cegonha e tudo o que achar conveniente. Uma ideia muito engraçada é fazer um mural com fotos de todas as convidadas quando ainda eram bebês.

Como organizar um chá de bebê - Passo 3
Imagem: picstopin.com
4

Cardápio. Para definir o cardápio, tem de ter em consideração se se trata de um almoço, chá da tarde, jantar ou de uns petiscos à noite. Uma boa alternativa é servir comidas rápidas, que não precisam de talheres ou pratos. Pode incluir no cardápio salgados, torradas, mini sanduíches, tortas, patês, queijos, bolos, geleias, entre outros. Outro aspeto que deve definir é se quem fica responsável pela alimentação é você ou os convidados. Tente usar o máximo de pratos e copos de plástico, para evitar de dar muito trabalho à mãe na cozinha.

Dica: Se você ainda não decidiu o nome do neném, confira nossa lista de nomes para bebês diferentes e bonitos!

Como organizar um chá de bebê - Passo 4
Imagem: xacomigoeventos.blogspot.pt
5

Brincadeiras. As brincadeiras são um dos grandes momentos no chá de bebê. Planeje que brincadeiras pretende incorporar na festa, pode apostar nas mais tradicionais, como tentar adivinhar o tamanho da barriga da mãe ou adivinhar os presentes, pedir à mãe para trocar a fralda num boneco, pintar a barriga da mãe, ou então criar os seus próprios jogos usando a sua imaginação.

Inspiração: As melhores brincadeiras para chá de bebê - Top ideias

Como organizar um chá de bebê - Passo 5
Imagem: revistaquem.globo.com
6

Lembrancinhas. Investir numa lembrancinha para oferecer aos convidados é uma forma de recordar o evento e de lhes agradecer por terem compartilhado este momento tão especial. Aposte em lembrancinhas úteis, como uma marmita, em que as pessoas podem levar doces da festa para casa, um creme hidratante personalizado, um doce de brigadeiro, um vasinho de uma flor, um aromatizador de ambiente com o nome do bebê ou um esmalte de unhas com um rótulo personalizado, caso o chá de bebê for só de mulheres. Use a sua imaginação e verá como conseguirá fazer uma lembrancinha muito especial para seus convidados.

Como organizar um chá de bebê - Passo 6
Imagem: gestacaobebe.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar um chá de bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: artesemmaos-artes.blogspot.pt
Imagem: novobebe.com.br
Imagem: lapequetita.com.br
Imagem: picstopin.com
Imagem: xacomigoeventos.blogspot.pt
Imagem: revistaquem.globo.com
Imagem: gestacaobebe.com.br
1 de 7
Como organizar um chá de bebê