Como decorar um ovo da Páscoa

Aproxima-se a época da Páscoa e um dos trabalhos manuais mais típicos durante estes dias é pintar ovos da Páscoa de forma original. Esta é uma tradição muito antiga, que se mantém atualmente na Europa e em algumas zonas da América Latina, embora com algumas variações. Antigamente, decorar os ovos era uma atividade dirigida à classe alta e com recursos, que se dedicavam a decorar de forma simples a casca. Hoje em dia, é mais fácil encontrar ovos de chocolate ou de plástico que relembram a lenda em que as crianças deviam procurar o coelho da páscoa entre os ovos. Não obstante, pintar os ovos da páscoa é uma atividade divertida que de certeza manterá os mais pequenos entretidos. Por isso, em umComo.com.br ensinamos-lhe como decorar um ovo da Páscoa, com truques simples e técnicas bastante fáceis que farão com que os seus ovos sejam os mais originais.

Whatsapp 2 Twitter 1 Google +
Instruções
  1. Prepare os ovos para os decorar. Pode fazê-lo de duas maneiras: ferver o ovo para que fique duro ou esvaziar o seu interior. Deverá escolher a opção dependendo se deseja fazer uma decoração temporária - utilize o ovo duro - ou manter uma decoração permanente - utilize o ovo vazio.

  2. Se escolher decorar um ovo duro, siga as seguintes indicações.

  3. Ferva o ovo. Para que o ovo fique cozido deve fervê-lo com água durante 8 ou 10 minutos. Uma vez passado este tempo, deixe-o esfriar.

  4. Tinja o ovo. Para isso, coloque o ovo em uma taça com corante alimentar - com uma colher de sopa é suficiente - e duas colheres de sopa de vinagre. Pode criar o seu próprio corante, introduzindo na água em que ferveu o ovo ingredientes naturais que deitam cor como a beterraba, para o roxo; o café, para o marrom; os espinafres, para o verde ou o açafrão para o amarelo, entre outros.

  5. Deixe ferver a água com o corante natural entre 10 ou 15 minutos. Pense que quanto mais tempo deixar ferver o corante mais intensa será a cor.

  6. Banhe o ovo no corante e depois seque-o com papel de cozinha. Com um pincel ou um palito pode fazer desenhos originais, com aquarelas.

  7. Se optar por decorar um ovo vazio, siga os seguintes passos.

  8. Para esvaziar o ovo faça dois pequenos furos em cada extremo. Faça-o com muito cuidado para evitar que se quebre, pode usar um pino.

  9. Vire o ovo para o esvaziar. Sirva-se de um pedaço de pau ou palito para empurrar a clara e quebrar a gema. Uma vez vazio, limpe o ovo com água e seque-o com papel. Esta é a melhor forma de decorar um ovo da Páscoa, pois evitará que se apodreça e poderá conservá-lo indefinidamente.

  10. Para pintar o ovo segure-o, introduza um palito no ovo vazio e coloque-o em uma superfície, como por exemplo uma rolha.

  11. Pinte o ovo. Pode colorir a base com tinta, mergulhando o ovo em um copo de plástico. Se desejar que a cor fique baça, adicione óleo vegetal à tinta. Também pode usar tinta acrílica ou spray de cores para decorar a base.

  12. Uma vez que a base esteja seca, crie os seus próprios desenhos na casca. Pode utilizar diversos materiais como feltro, fitas ou lantejoulas, entre outros.

  13. Deixe secar os ovos e consiga uns desenhos diferentes e originais para decorar os seus pratos e a sua casa nos dias de Páscoa.

  14. Se deseja ler mais artigos parecidos a como decorar um ovo da Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas Internacionais.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como decorar um ovo da páscoa: