Como decorar um ovo da Páscoa


Como decorar um ovo da Páscoa

Aproxima-se a época da Páscoa e um dos trabalhos manuais mais típicos durante estes dias é pintar ovos da Páscoa de forma original. Esta é uma tradição muito antiga, que se mantém atualmente na Europa e em algumas zonas da América Latina, embora com algumas variações. Antigamente, decorar os ovos era uma atividade dirigida à classe alta e com recursos, que se dedicavam a decorar de forma simples a casca. Hoje em dia, é mais fácil encontrar ovos de chocolate ou de plástico que relembram a lenda em que as crianças deviam procurar o coelho da páscoa entre os ovos. Não obstante, pintar os ovos da páscoa é uma atividade divertida que de certeza manterá os mais pequenos entretidos. Por isso, em umComo.com.br ensinamos-lhe como decorar um ovo da Páscoa, com truques simples e técnicas bastante fáceis que farão com que os seus ovos sejam os mais originais.

Imagem: bricomanias.com

Instruções
  1. Prepare os ovos para os decorar. Pode fazê-lo de duas maneiras: ferver o ovo para que fique duro ou esvaziar o seu interior. Deverá escolher a opção dependendo se deseja fazer uma decoração temporária - utilize o ovo duro - ou manter uma decoração permanente - utilize o ovo vazio.

  2. Se escolher decorar um ovo duro, siga as seguintes indicações.

  3. Ferva o ovo. Para que o ovo fique cozido deve fervê-lo com água durante 8 ou 10 minutos. Uma vez passado este tempo, deixe-o esfriar.

    Imagem: norecipes.com

  4. Tinja o ovo. Para isso, coloque o ovo em uma taça com corante alimentar - com uma colher de sopa é suficiente - e duas colheres de sopa de vinagre. Pode criar o seu próprio corante, introduzindo na água em que ferveu o ovo ingredientes naturais que deitam cor como a beterraba, para o roxo; o café, para o marrom; os espinafres, para o verde ou o açafrão para o amarelo, entre outros.

  5. Deixe ferver a água com o corante natural entre 10 ou 15 minutos. Pense que quanto mais tempo deixar ferver o corante mais intensa será a cor.

  6. Banhe o ovo no corante e depois seque-o com papel de cozinha. Com um pincel ou um palito pode fazer desenhos originais, com aquarelas.

    Imagem: laboresenred.blogspot.com

  7. Se optar por decorar um ovo vazio, siga os seguintes passos.

  8. Para esvaziar o ovo faça dois pequenos furos em cada extremo. Faça-o com muito cuidado para evitar que se quebre, pode usar um pino.

    Imagem: lisselotdiaz.com

  9. Vire o ovo para o esvaziar. Sirva-se de um pedaço de pau ou palito para empurrar a clara e quebrar a gema. Uma vez vazio, limpe o ovo com água e seque-o com papel. Esta é a melhor forma de decorar um ovo da Páscoa, pois evitará que se apodreça e poderá conservá-lo indefinidamente.

  10. Para pintar o ovo segure-o, introduza um palito no ovo vazio e coloque-o em uma superfície, como por exemplo uma rolha.

  11. Pinte o ovo. Pode colorir a base com tinta, mergulhando o ovo em um copo de plástico. Se desejar que a cor fique baça, adicione óleo vegetal à tinta. Também pode usar tinta acrílica ou spray de cores para decorar a base.

    Imagem: nosotros2.com

  12. Uma vez que a base esteja seca, crie os seus próprios desenhos na casca. Pode utilizar diversos materiais como feltro, fitas ou lantejoulas, entre outros.

    Imagem: todoparacrear.com.mx

  13. Deixe secar os ovos e consiga uns desenhos diferentes e originais para decorar os seus pratos e a sua casa nos dias de Páscoa.

  14. Se deseja ler mais artigos parecidos a como decorar um ovo da Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas Internacionais ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como decorar um ovo da páscoa: